quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O APARTHEID NA AFRICA DO SUL

Com o objetivo de trabalhar o gênero relato histórico a turma da 7ª série desenvolveram neste 3º bimenstre pesquisas diversas sobre a Àfrica do Sul. O trabalho abaixo trata do seguinte assunto: O apartheid na África do Sul.
Com o objetivo de estudar sobre o apartheid, apresentamos este relatório histórico, dando ênfase aos aspectos da origem, das leis e de como ele terminou.
No inicio da historia, o apartheid teve origem na vitória do partido nacional sobre o partido da união nas eleições parlamentares de 26 de maio de 1948. O parlamento sul-africano, no inicio da década de 1950, estabeleceu principio legislativo do apartheid por meio da ata de registro da população, que previa o cadastramento dos indivíduos segundo sua aparência.
Até a primeira metade dos anos 1990, os brancos mantinham uma forte política de segregação racial, segundo o qual os negros não possuíam os mesmos direitos do brancos, ou seja, os homens não eram iguais perante a lei.
As leis que foram criadas para controlar o apartheid foram :
• Nenhum negro tinha o direito de adquirir terras.
• Era proibido o casamento de brancos com pessoas de outra cor.
• Era proibido o acesso de negros a certos hotéis, restaurantes de luxo, etc...
• Era necessário um passe, ou seja, uma autorização para os negros viajarem de uma cidade a outra dentro do país.
• Um africano não podia hospedar ninguém, nem mesmo parentes, por mais de 72 horas em sua casa.
Com o passar do tempo, em 1953 foi publicada a lei de recreações que estabeleceu bibliotecas, escolas, praias e parques separados para brancos e para não brancos.
Esse regime de segregação racial foi criado para controlar a maioria negra, com a finalidade de manter um modelo econômico desenvolvido pelos brancos e baseado na exploração da força de trabalho negra.
Desta forma, desde os anos 1980, a comunidade internacional passou a pressionar intensamente o governo sul-africano para que extinguisse o regime do apartheid.
Em razão disso, alguns dirigentes políticos sul-africanos, liderados pelo líder negro Nelson Mandela, foi libertado, bem como todos os presos políticos.
Em resumo, foram banidas diversas leis discriminatórias, sendo liberado o uso de piscinas, praias, ônibus, biblioteca, escolas e banheiros públicos para toda a população.
A aplicação dessas leis concretizou entre 26 e 28 de abril de 1994, quando foram realizadas as eleições multirraciais.Os negros votaram pela primeira vez na áfrica do sul, e elegeram Nelson Mandela, principal dirigente do partido do CNA ( congresso nacional africano ).
No governo de Mandela ocorreu alguns avanços, mais de três milhões de pessoas passaram a ter acesso a água encanada; quase todas as casas foram conectadas á rede de energia elétrica; e o parlamento sul-africano aprovou, em 1997, a lei de igualdade no trabalho, segundo a qual todas as empresas do país devem adotar uma política de emprego que amplie a participação de negros, mestiços, mulheres e deficientes em seus quadros; entretanto, no inicio do século XXI, os problemas sociais e econômicos ainda eram bastante graves, pois a miséria afetava boa parte da população negra.
Assim, a formação de uma sociedade verdadeiramente multirracial na áfrica do sul continua sendo, com o fim do apartheid um grande desafio.
Atualmente, a situação africana após o apartheid nos revela que quase metade da população negra, na áfrica do sul, continua vivendo abaixo da linha da pobreza.


Autores: Emanuel Bertol e Maurício Verissimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário