quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A EXPANSÃO TERRITORIAL DA RÚSSIA

A expansão territorial da Rússia


Com o objetivo de estudar sobre a expansão territorial da Rússia apresentaremos esse relato histórico destacando o expansionismo territorial e a formação das comunidades dos estados independentes.
No início da história a colonização européia ocorreu via expansão marítima comercial possibilitando alcançar novos territórios e colônias.O mesmo não ocorreu com a federação russa que teve dificuldades em promover sua expansão em virtude das águas geladas dificultando suas navegações.Por isso teve que buscar outras alternativas de expansão como desbravar vastos territórios.Dessa forma,acabou formando um grande império devido de sua conquista via terrestre..
Portanto, a Rússia assim como outros paises realizou sua revolução industrial,engessando no clube dos países industrializados passando a utilizar seu poder econômico para exercer o neocolonialismo e o imperialismo .Assim em curtos períodos vastas regiões foram anexadas em seu imenso território.
Com o passar do tempo a expansão russa dos séculos dezenove e vinte apoiou-se no pan- eslavismo uma ideologia defendida por varias pessoas,no entanto traçou outros caminhos para poder assegurar a posse do território e facilitar o povoamento formando um grande império e explorando economicamente as áreas conquistadas.A Rússia construiu as ferrovias transcaucasiana e transiberiana que estimulam a industrialização e integram as vastas áreas geográficas.
Dessa forma, entre os anos 1870 a 1890, a Rússia passou por um grande processo no seu setor industrial.No entanto perduraram os problemas sociais como por exemplo :pobreza, desigualdade,péssimas condições de vida, baixa produtividade...Além desses problemas outros dois marcaram a realidade nesse período:a existência de um governo e de uma burguesia inoperantes e incessíveis, as péssimas condições de toda a população.Esses problemas causaram a insatisfação de toda a população russa.
Em resumo, toda essa crise que abalou o país ,gerou a manifestação de várias forças políticas destacando a dos socialistas marxistas divididos em dois grupos:os Bolcheviques representados pela maioria e liderados por Lênin,e os Mencheviques que representava a maioria e liderados por Martov e Tsereteli .Os dois grupos juntamente com uma parte da população,formaram os comitês operários que opunham-se ao governo de czar e lutam pelas reformas sociais e econômicas.Porém o novo governo não atendeu ao apelo popular
que desejava a retirada da Rússia da primeira gerra e a realização das reformas agrárias.
Portanto nesse contexto em outubro de 1917,ocorreu a revolução socialista,com Lênin na liderança,uma vez no poder adotou uma economia planificada e centralizada,promovendo reformas sociais como:a abolição das grandes propriedades rurais sem indenização e controle das decisões e estatizações das grandes indústrias.
Atualmente o grande império soviético esta dividido em quinze republicas unidas por um governo central,que se manteve ate o final de 1991,reunindo vários povos deixando de ser união soviética e dando origem a Cei (comunidade dos estados independentes).

Autora: Caroline Felin, 8ª série

4 comentários:

  1. Segundo parágrafo faltou o acento em (países).
    Os Mencheviques representavam a( Minoria ).
    Só observação. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Bolcheviques que representavam a minoria, os Mencheviques representavam a maioria. Os mencheviques perderam pois os bolcheviques tinham mais poder, melhor territorio, etc

      Excluir
  2. Pois os mencheviques apresentavam a liderança de Lenin e logo após Stalin

    ResponderExcluir